Um pequeno extrato do Artigo ......

Carmen Lucia Maioli M. Campos
cmcampos@ufla.br

Introdução:

Há uma grande probabilidade do cristianismo ter chegado a Éfeso através de Áquila e Priscila. Nesta mesma ocasião Paulo fez ali uma breve parada, durante a sua segunda viagem missionária. Em sua terceira viagem, o apóstolo permaneceu na cidade por quase três anos durante os quais o evangelho se espalhou por toda a província romana da Ásia. A cidade de Éfeso era um grande e renomado centro comercial, político e religioso, estando ali um dos maiores mitos do paganismo, a estátua da deusa Diana e seu respectivo templo. Na ausência de Paulo, Timóteo liderou aquela igreja por algum tempo, e mais tarde ainda, o apóstolo João passou ali os seus últimos anos de vida.  

A carta aos Efésios foi escrita durante a primeira prisão de Paulo em Roma, mais ou menos no ano 61 DC. O apóstolo Paulo, apesar de preso e fisicamente restrito, espiritualmente estava livre para meditar, ensinar, bem como para escrever. Durante um período de dois anos de reclusão, o apóstolo escreveu as importantíssimas cartas aos Colossenses, aos Efésios, a Filemon, e possivelmente aos Filipenses. Com respeito a essa carta aos Efésios, existem as seguintes expressões reconhecidas na história da igreja: "A rainha das epístolas de Paulo"; "O santo dos santos dos ensinamentos de Paulo" e ainda, "A epístola melhor e mais sublime de Deus". Só depois de vários anos de serviço na obra missionária, após ter passado por muitas lutas e dificuldades, ter sido apedrejado, estado muitas vezes sem comida e sem seus companheiros, depois de várias perseguições, tendo o apóstolo passado a viver cada vez mais na presença de Cristo, foi que essa epístola foi escrita. Essa carta portanto, é como se fosse o ápice , uma descrição inspirada desse viver em Cristo.  

Quanto à veracidade da autoria de Paulo existem muitos comentários a respeito. Mas Moule faz uma declaração no seu livro digna de ser considerada: "O livro de Efésios leva consigo a marca, o caráter da mente maravilhosa de Paulo. Ninguém a não ser o apóstolo Paulo poderia ter sido o seu autor, o seu escritor". Também há uma outra polêmica quanto ao destino da carta. Mas dentre as cartas de Paulo, com base em vários comentários, somente esta parece ter sido escrita a várias e não apenas para uma só igreja. Nesse aspecto ela é semelhante ao livro do Apocalipse, que foi endereçado a Éfeso e a mais seis igrejas da Ásia. Novamente Moule faz o seguinte comentário sobre esse livro: "A mensagem que foi enviada da prisão romana, sendo essencialmente do céu dos céus, tem sido lida por todos aqueles que conhecem o que ela diz de Cristo, da Igreja, da graça, da santidade, da glória, e é endereçada a nós por Paulo, e autenticada a nós por nosso Senhor Jesus Cristo. Efésios é realmente uma carta de família vinda do Pai celestial para todos os Seus filhos em toda parte".  

Há também uma semelhança entre o livro de Atos e a carta aos Efésios. Por exemplo: no livro de Atos nós podemos ver o Senhor ressurreto, trabalhando e ensinando através de Seu corpo, a Igreja. Já na carta aos Efésios, vemos novamente o Senhor Jesus como cabeça da Igreja, porém aqui, a ênfase é com respeito ao ensinamento de Cristo na Igreja. No livro de Atos vemos o fato, ou seja, a realidade de que a Igreja é realmente corpo de Cristo, Ele mesmo trabalhando e ensinando aqui na terra, da mesma forma quando Ele esteve aqui durante Sua encarnação. Então vemos no livro de Atos que o Senhor ressurreto tomou sobre Si um outro corpo, e que através dele continuou a trabalhar e a ensinar. A carta aos Efésios nos fornece a interpretação e a doutrina deste fato, e é um pouco desse ensinamento maravilhoso que iremos meditar e penetrar nessa verdade tremenda da nossa vida cristã. Essa epístola nos fala da vida escondida com Cristo e do viver em Cristo. Como toda a Palavra de Deus, ela é inesgotável em toda a sua essência, ensino e beleza. Que o Senhor tenha misericórdia e nos conduza neste estudo da porção da Sua Palavra.  

ESBOÇO DA EPÍSTOLA DE EFÉSIOS FEITO POR RUTH PAXSON

Conteúdo da Epístola

A Igreja Corpo de Cristo

 

Seu chamamento celestial

Riqueza-O cristão em Cristo

Sua conduta na terra

Andar-Cristo no cristão

Seu conflito com Satanás

Guerra-Cristo versus Satanás

 Cristão versus forças satânicas

A idéia chave da Epístola 

Cristo

A plenitude da Igreja

Igreja 

A plenitude de Cristo

O pensamento-chave da Epístola

Em Cristo

 

   

Essa carta se divide naturalmente em duas seções bem perceptíveis:

1)  seção doutrinal (os três primeiros capítulos)-que está relacionada com os grandes fatos da redenção que Deus estabeleceu para nós em Cristo. Aquilo que Deus já fez e está fazendo. São fatos reais.

2)  Seção prática (os três últimos capítulos)-que se refere à conduta e ao zelo do cristão à luz desta redenção. Nos desafiam a fazer alguma coisa em decorrência do que Deus já fez e ainda está fazendo.  

Apesar das duas seções estarem bem relacionadas, a ênfase em cada uma delas é diferente. É claro que percebemos um pouco de prática na primeira parte, como também doutrina na segunda, mas a ênfase em cada uma delas é bem distinta.  

Podemos ainda subdividir a segunda seção em duas partes: (1) capítulo 4:1 a 6:9, a qual trata com o nosso viver neste mundo; (2) capítulo 6:10 a 24, que trata do nosso conflito com Satanás.  

Então temos assim:

      1)  Nossa posição em Cristo ( 1:1 a 3:21 ) - Sentados (2:6)
2)  Nossa vida no mundo ( 4:1 a 6:9 ) - Andando (4:1)
3)  Nossa atitude diante do inimigo (6:10 a 24 ) - Firmes (6:11)  

Para fazer o download do restante do Artigo. Clique aqui.

[ Início da Página | Conteúdo ]