Um pequeno extrato do Artigo ......

Débora e Baraque

Billy G. P. Alves
billy@lagosnet.com.br

Segunda Parte da mensagen intitulada
BATALHA ESPIRITUAL: VISLUMBRE NO LIVRO DE JUÍZES
ministrada na      
Conferência à Maturidade  04-08 de Janeiro de 1999 , 
Belo Horizonte

 

"Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."

2Tm. 3:16,17

"Pois tudo quanto outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência, e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança."

Rm.15:4

Pai, queremos nos colocar mais uma vez diante do Senhor e da Tua Palavra, ó Deus. Nós confessamos que não há dignidade em nós para nos levantamos diante de Ti, mas louvamo-te pelo sangue precioso do Teu Filho, que nos deu acesso à Tua presença de forma que nós podemos, como diz a Tua Palavra, ter ousadia e intrepidez para entrar no Santo dos Santos diante do Senhor. É mediante esse sangue precioso que entramos na Tua presença, Senhor, e desejamos meditar na Tua Palavra. Que o Teu Espírito ministre aos nossos corações, ó Deus. No precioso nome de Jesus oramos. Amém.

Tem sido uma alegria em meu coração ver que o Senhor tem se revelado maravilhosamente a nós aqui nesses dias e eu fico muito encantado, porque é a Palavra de Deus. Eu li esses dois versos de maneira muito propositada; principalmente porque dói bastante meu coração quando eu tenho tido contato com alguns irmãos que têm atualmente desprezado a Palavra do Senhor, no que se refere ao Antigo Testamento.

Talvez isso seja surpresa para alguns de nós. Mas há alguns movimentos, algumas tendências que afirmam que o Antigo Testamento já não tem mais valor. Que agora a Igreja é apenas o Novo Testamento. E alguns estão chegando mais longe em dizer que apenas as cartas de Paulo nos servem. Nós não precisamos falar que grande tolice é isso, pois a Palavra do Senhor é maravilhosa e, como está escrito, ela é digna de toda a nossa aceitação. Isso é algo tão maravilhoso para nós!

E quando Paulo escreveu que toda Escritura é inspirada por Deus, isso incluía principalmente o Antigo Testamento. Tudo é útil para o nosso ensino e correção e, principalmente, para que todos nós sejamos perfeitos diante do Senhor e possamos realmente praticar aquela boa obra que agrada o coração do nosso Pai.

Quando lemos no livro de Romanos, diz que "tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança". Tudo que foi escrito antes, irmãos, foi para você e para mim. Com toda tranqüilidade nós podemos pegar a palavra do Senhor e dizer: foi feito para mim, o Senhor deixou para mim e para você, para que pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Isso é algo muito tremendo pra nós!

Quão maravilhoso é vermos essa história da união com Cristo ali no livro de Rute! Como nosso coração é tocado ao vermos que não tínhamos nenhuma condição diante do Senhor, mas Ele, pela sua graça nos alcançou. Isso traz uma grande esperança ao nosso coração.

Quando estamos então meditando no livro de Juízes ¡V eu não sei a sua impressão desse livro, não sei quantos de vocês que vieram aqui, tiveram a oportunidade, antes de chegar, de ler o livro.

Como o irmão Christian disse, quando Austin Sparks lia o livro ele queria como que depois tomar um banho. A experiência dele era essa., mas a minha - de fato não me envergonho de dizer isso - é ver a minha própria situação nesse livro, irmãos.

Mas pela misericórdia do Senhor, como diz aqui em Romanos, tudo foi escrito para mim; foi escrito para cada um de nós; para que pela paciência e pela consolação das escrituras, tenhamos esperança.

Quando eu leio o livro de Juízes, tenho muita esperança quanto a mim mesmo diante do Senhor, porque é um livro que vai mostrar a nossa fraqueza, mas também vai mostrar o caminho da libertação. É um livro que nos mostra grandes fracassos do povo de Deus, mas também nos mostra a grande misericórdia do Senhor. Dessa maneira nós podemos ter esperança.

É mais ou menos como aquele verso que a Palavra do Senhor registrou com relação aos discípulos de Jesus quando diz assim a Palavra, que o Senhor Jesus tendo amado os seus, os amou até ao fim. O Senhor foi até o fim com eles, o Senhor vai até o fim conosco. Aquele que começou a boa obra em nós, Ele é Fiel para completá-la. Não sei quanto tempo vai levar, mas o Senhor vai completar. Não sei quantos fracassos nós vamos ter, mas um dia, finalmente, essa obra estará completa. Um dia finalmente nós seremos aqueles que agradarão o coração do Pai, porque Ele verá em nós a imagem do Seu Filho. Isso é algo muito maravilhoso!. Isso traz esperança para nós.

Quando eu leio o livro de Juízes, e nesses dias o que estive meditando neste livro - e principalmente aquela parte que é da minha responsabilidade estar aqui compartilhando com os irmãos, com relação a Débora e Baraque - o meu coração se enche de esperança. E eu desejo nesta manhã que você também se encha de esperança. Talvez você não esteja na mesma situação que a minha, ou não tenha a mesma experiência, mas eu gostaria que assim como eu tenho esperança vendo o que o Senhor faz, vendo a situação nesse livro, que também você tenha esperança, quanto à obra de Deus na sua vida, quanto à obra do Senhor em relação ao Seu povo, quanto ao testemunho do Senhor e do Seu propósito e quanto àquilo que o Senhor fará com os Seus inimigos. Que o nosso coração possa, irmãos, de fato se encher de esperança!

Nós não estamos aqui ¡V eu tenho certeza disso ¡V para simplesmente escutar algumas curiosidades bíblicas, ou alguns ensinamentos maravilhosos. Nem para simplesmente nos deleitar com a Palavra do Senhor, apenas gostando dela, mas sem nenhum desejo de receber essa Palavra. Eu tenho certeza de que cada um de nós está aqui pela graça do Senhor - e é a sua misericórdia ter nos trazido aqui nesses dias juntos - para realmente termos o propósito diante do Senhor de ver aquilo que Ele quer fazer conosco, de nos animar mais uma vez juntos, de nos fortalecer, de nos edificar mutuamente, de termos comunhão uns com os outros e dizer: ¡¥anima-te!¡¦. Isso a Palavra do Senhor pode fazer conosco, e eu creio que é isso que o Senhor quer fazer.

Vamos meditar em algumas coisas nos capítulos 4 e 5 de Juízes. Ontem, o irmão Romeu compartilhou, dando-nos um pano de fundo para este livro, mostrando-nos alguns aspectos gerais neste livro. E como o irmão disse, o que vamos tentar fazer é extrair alguns princípios espirituais para a nossa situação específica hoje, vendo o que ocorreu com Débora e Baraque em relação ao opressor do povo de Deus. Vamos ver alguma coisa disso nas nossas vidas, alguns princípios espirituais com relação à batalha espiritual.

Os capítulos 4 e 5 de Juízes mostram duas coisas importantes: Em primeiro lugar eles vão nos mostrar a situação daqueles que foram convocados para batalha e vai nos dizer como foi essa batalha, como ela sucedeu, como foi que o povo teve a vitória. Essa é a primeira parte; é o capítulo 4. E no capítulo 5, nós temos o cântico de Débora. E nesse cântico profético, vai ser-nos mostrado como cada um se comportou durante esse período da batalha. Qual foi a atitude de cada pessoa, qual foi a atitude de cada tribo. Essa segunda parte vai olhar para trás e ver o que aconteceu. Vai ficar registrado o que estava acontecendo durante aquele tempo em que a batalha estava sendo travada, qual foi a atitude de cada um.

E então nesse cântico, há um louvor para algumas pessoas - elas são lembradas com louvor ¡V mas, infelizmente outras pessoas são lembradas não com louvor. E até mesmo algumas, uma delas pelo menos, Meroz é lembrada e amaldiçoada pela atitude que teve durante o período de batalha.

Irmãos, isso é muito instrutivo para nós! Um dia nós estaremos diante do nosso Senhor, um dia nós estaremos face a face com o Senhor. E a Palavra do Senhor nos diz que estaremos diante do Seu tribunal, diante da Sua cadeira de julgamento. Nesse dia também será dito aquilo que nós fizemos durante esse tempo de batalha aqui, durante a nossa peregrinação, qual foi o nosso proceder nesse tempo presente; será lembrado naquele dia.

Nesse cântico de Débora, nessa segunda parte, vemos uma figura - eu entendo como uma figura muito clara - do que vai acontecer naquele dia. Alguns serão elogiados como naquela parábola dos talentos, "Ó, servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu Senhor". Mas há uma situação ali também de um servo, "Ó servo mal e negligente". Esse cântico é um cântico profético, e nos fala disso. Eu gostaria então, de nessa linha, compartilhar algumas coisas com os irmãos.

"Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau perante o Senhor, depois de falecer Eúde. Entregou-os o Senhor nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor. Sísera era o comandante do seu exército, o qual então habitava em Harosete-Hagoim. Clamaram os filhos de Israel ao Senhor, porquanto Jabim tinha novecentos carros de ferro, e por vinte anos oprimia duramente os filhos de Israel."

Jz. 4:1-3

Nós temos aqui o terceiro opressor do povo de Deus no livro de Juízes. Poderíamos até chama-lo como o terceiro cativeiro dentro da própria nação. E é muito significativa essa questão de ser o terceiro. Eu creio que o Espírito Santo, em cada detalhe, cada pessoa que Ele usou, com o nome delas no lugar em que as colocou aqui, em que ficou registrado, quer nos dar uma instrução. Aqui nós vemos esse rei novamente: Jabim. Se você vir no livro de Josué, ele aparece no capítulo onze. E a Palavra diz que Josué havia desbaratado, havia exterminado esse rei. Já tinha vencido a esse Jabim há cento e poucos anos antes. Mas eis que, agora, aqui, depois de cento e poucos anos, ele surge novamente no meio do povo de Deus e se torna o mais duro dos opressores.

O Espírito do Senhor deixou registrada aqui essa figura, que Jabim tinha o seu general, o seu comandante e que com novecentos carros de ferro oprimia duramente os filhos de Israel.

Irmãos, há aqui um princípio na nossa vida cristã, e na vida do povo de Deus de um modo geral, que nunca podemos esquecer: Ter vencido determinados inimigos um dia, não significa que nunca mais precisamos nos preocupar com eles, que nunca mais eles vão surgir nas nossas vidas. Nunca pense que por ter vencido, por exemplo, um pecado na tua vida, que aquele pecado agora nunca mais vai voltar a te perturbar. Isso é um engano, e a Palavra do Senhor vai nos mostrar isso. E essa figura é muito clara, aqui há novamente um renascer deste reino de Jabim.

Foi improvisado um mapa aqui apenas para os irmãos se localizarem. Podemos ver aqui ao norte, Hazor, a cidade de Jabim, onde ele surgiu novamente, e onde fez o seu quartel general; era ali que ele estava. Ele estava na tribo de Naftali. Isso é bastante interessante.

Naftali significa lutador, talvez vencedor; mas Jabim vai surgir exatamente nessa tribo do lutador. Às vezes nós estamos tão desapercebidos achando que está tudo bem. ¡¥Isso nunca mais vai acontecer comigo, acabou, é passado, nunca mais eu vou ficar oprimido por essas coisas...¡¦. Mas, irmãos, quando não há vigilância, tudo pode surgir novamente. Deve haver vigilância, deve haver um fortalecimento no Senhor. Não basta termos o nome de lutadores, de vencedores. Deve haver vigilância novamente. E porque Naftali não vigiou depois de cem anos, surge novamente este mesmo rei.

Jabim era um título, não era propriamente um nome, e esse título significa sábio, sabedoria, entendimento, discernimento. E aquilo que é contrário a Deus, nós entendemos, é a sabedoria deste mundo, o entendimento deste mundo, que é contrário ao Senhor e à Sua verdade. E ele está oprimindo duramente o povo de Deus. Irmãos, a sabedoria deste mundo, o entendimento deste mundo pode nos oprimir duramente.

Ele estava na cidade de Hazor, que significa fortaleza. Olha, como é tão ilustrativo, tão significativo. Ontem o nosso irmão falou das fortalezas que são destruídas.

Jabim era rei não só de Hazor, mas é dito que ele era o rei de Canaã. É novamente um avivamento de Canaã. O significado de Canaã é terra baixa; e nos lembra então das coisas terrenas. Irmãos, se não tivermos vigilância na nossa vida, na vida do povo de Deus, as coisas terrenas vão nos oprimir, vão nos tornar cativos novamente. E Canaã lembra de todo aquele comércio, lembra das coisas aqui debaixo, do entendimento, da sabedoria desse mundo, tudo que é contrário ao Senhor.

E o reino de Jabim foi levantado ali no meio da tribo que tinha o nome de lutador. Isso é um aviso para todos nós. Qualquer um está sujeito a essa situação, qualquer um pode ser tomado, se não vigiar. Quando há um enfraquecimento nas nossas vidas diante do Senhor, temos então as portas abertas para surgir novamente aqueles opressores antigos. As fraquezas que antes foram vencidas no poder do Senhor, surgem novamente e as portas são abertas, os nossos inimigos vêm e nos oprimem duramente. Qualquer um de nós pode estar nessa situação se não houver uma vigilância.

Para fazer o download do restante do Artigo. Clique aqui.

 [ Início da Página | Conteúdo ]